Doar sangue é mais do que um ato de generosidade: é uma possibilidade de salvar vidas.
Dicas de saúde Seguros

A doação de sangue como um ato de amor e empatia

Doar sangue é mais do que um ato de generosidade: é uma possibilidade de salvar vidas.Doar sangue é mais do que um ato de generosidade: é uma possibilidade de salvar vidas.

Um gesto simples, rápido e indolor e que faz a diferença na vida de muitas pessoas. Esse é o impacto da doação de sangue: de acordo com informações do Ministério da Saúde, um único doador pode salvar até quatro vidas. E é para fazer um chamado à conscientização sobre a importância deste ano de generosidade que foi criado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro.

A doação de sangue no Brasil

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que todo país deva ter de 3% a 5% de doadores, com um mínimo de 1%, em relação ao total da sua população. Ainda que esteja acima deste mínimo, o Brasil está bem distante do percentual ideal: apenas 1,6% dos brasileiros são doadores.

Se formos traçar um perfil do doador brasileiro, ele é um homem (60%), com mais de 29 anos (65%) e que faz doações espontâneas (53,2%) duas ou mais vezes por ano (45%). As mulheres (40%), os que doam para reposição, ou seja, para atender à necessidade de um paciente específico (46,5%) e os que fazem a primeira doação (38%) ou esporádicas, com um intervalo superior a 12 meses da última oportunidade, são a minoria no universo de doadores.

 

A queda nos estoques de sangue e as campanhas pró-doação

Seja quais forem as características do doador brasileiro médio, o importante é fazer com que seu número aumente. Com apenas 16 doadores para cada mil habitantes, campanhas como as feitas pelo Ministério da Saúde e OMS para incentivar as doações são ferramentas primordiais para que os estoques de sangue estejam sempre abastecidos.

Essa é uma preocupação que se acentuou com a crise sanitária global, já que houve uma queda nas doações por conta da covid-19. A pandemia afastou muitos voluntários, o que é ainda mais grave neste período, quando as festas de fim de ano e férias de verão aumentam a rotatividade nos hemocentros.

Apesar de não ter havido registros de desabastecimento nos últimos anos, em algumas situações, o Plano Nacional de Contingência precisou ser acionado e milhares de bolsas de sangue de unidades da Federação em situações mais folgadas foram transferidas para outras onde o nível dos estoques eram mais críticos.

Independente do motivo que faça com que as pessoas não se tornem voluntárias – a pandemia, preocupação com os efeitos no organismo ou mesmo o simples medo de agulhas – é preciso fazer com que a população compreenda que o procedimento não é prejudicial à saúde: a quantidade retirada é pequena e a reposição dos componentes sanguíneos no organismo começa imediatamente. 

Quem pode, ou não, doar

A doação é um gesto de solidariedade e cidadania, mas existem alguns requisitos importantes que precisam ser obedecidos, de acordo com orientações da OMS.

  • Ter idade entre 16 e 69 anos – menores de idade precisam da autorização do responsável. Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já forem doadores frequentes.
  • Pesar pelo menos 50kg.
  • Não estar em jejum – mas é necessário evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Existem também impedimentos temporários, como gripes, período gestacional, amamentação, extração dentária e transfusão de sangue e impedimentos definitivos, que são ter passado por quadro de hepatite após 11 anos, evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue, uso de drogas injetáveis e malária.

Alguns mitos relacionados à doação ainda são disseminados. Mas é preciso verificar as informações para que o preconceito não domine.

Mulher não pode doar sangue durante a menstruação

Essa informação não procede. O período menstrual não é um impedimento para a doação.

Pessoas com tatuagem não podem doar

Após um ano da tatuagem realizada, a pessoa pode doar sem qualquer problema.

Doar deixa o sangue mais grosso

A doação não torna mais espesso nem dilui o sangue.

Fumantes não podem doar

Pessoas que fumam podem fazer a doação, mas o Ministério da Saúde recomenda que seja feito um intervalo de duas horas antes de doar. 

 

Onde fazer a doação de sangue

A diminuição das doações afeta diretamente os hospitais, com impactos mais visíveis em procedimentos como as cirurgias. E os voluntários são os únicos que podem garantir que o suprimento dos hemocentros/bancos de sangue mantenha um nível suficiente. Para quem se decidiu por esse gesto de solidariedade, acesse esta lista de hemocentros em todo o Brasil e encontre o mais perto da sua casa.

Cuidar do outro é um ato de amor

Quando nos preocupamos com o outro, demonstramos amor e cuidado. Toda atenção com a saúde é fundamental, e estar saudável é um dos princípios para ser um doador voluntário de sangue.

Contar com um plano Colo da Mãe é garantir o Médico na Tela sempre que precisar. Com a telemedicina da SulAmérica, você tem consultas ilimitadas por vídeo, 24 horas por dia, sete dias na semana. E não é só isso: os titulares dos planos também contam com Seguro de Acidentes Pessoais e Assistência Funeral – tudo em um único produto. Visite nosso site e garanta esse cuidado com a sua família.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *