Visitas regulares ao oftalmologista e uma boa alimentação são as melhores maneiras de garantir a saúde ocular
Dicas de saúde Médico na Tela Para o corpo Plano Funeral Seguro de Acidentes Pessoais Telemedicina

Dia Mundial da Saúde Ocular: prevenir doenças começa por bons hábitos

Visitas regulares ao oftalmologista e uma boa alimentação são as melhores maneiras de garantir a saúde ocular

Visitas regulares ao oftalmologista e uma boa alimentação são as melhores maneiras de garantir a saúde ocular (imagem: Freepik)

Em 10 de julho se celebra o Dia Mundial da Saúde Ocular. A data joga luz sobre a importância de hábitos e uma rotina de acompanhamento médico para garantir uma visão perfeita para todos. Afinal, nossos olhos são um dos mais importantes pontos de conexão que temos com o mundo ao nosso redor. E assim como qualquer outro órgão, também está sujeito a algumas doenças.

Condições mais simples e corriqueiras, como a miopia, não são o maior dos problemas. Há muitas doenças que podem prejudicar a visão, algumas delas até como consequência de outras enfermidades. Conscientizar a população ainda é uma das melhores maneiras de evitar questões do tipo. E é por isso que o blog Cuidado pra Vida traz esse assunto hoje!

Saiba mais sobre saúde ocular e como manter a sua!

Quais são as doenças oculares mais conhecidas?

Segundo a OMS, 285 milhões de pessoas têm problemas oculares no mundo todo. Desse número, entre 60 a 80% dos casos podem ser facilmente diagnosticados e tratados.Fica fácil saber que, ao menos em um primeiro momento, acompanhamento médico é hábito a ser praticado.

O que pode atrapalhar, no entanto, essa busca por acompanhamento é o desconhecimento das possibilidades de doenças oculares. Em muitos casos, a população geral conhece apenas as condições mais simples, como a miopia, astigmatismo e outros casos que geram dificuldades de visão, mas que são resolvidos com o uso de óculos.

O problema é que há outras condições que merecem atenção. E muitas são consideradas, de fato, doenças oculares, podendo até mesmo levar à cegueira. Por isso, resolvemos listar algumas entre as mais rotineiras.

Miopia

A miopia é marcada por um problema central: dificuldade de enxergar de médias a longas distâncias. É bastante comum que ela surja ainda na adolescência, principalmente na vida escolar, quando o estudante passa a não enxergar mais anotações no quadro, por exemplo.

Os principais sintomas, além da dificuldade de enxergar, é a dor de cabeça. É uma condição simples e que vai acarretar na necessidade do uso dos óculos.

Astigmatismo

O astigmatismo é outra condição que está na mesma categoria da miopia em relação ao grau de dificuldade causada. Sua consequência, no entanto, é provocar uma visão mais embaçada e desfocada.

É bastante comum que o astigmatismo também seja uma condição associada à miopia e à hipermetropia, que explicaremos a seguir.

Hipermetropia

Também é uma alteração ocular que gera dificuldades cotidianas ao enxergar. Só que neste caso, dificultando a tentativa de leitura e identificação de objetos e detalhes que estão mais próximos aos olhos.

Assim como a miopia e o astigmatismo, também é uma condição tratada com o uso de óculos. A hipermetropia também pode ocorrer em conjunto com os outros dois casos.

Catarata

A catarata pode levar à cegueira e é uma doença bastante comum em pessoas idosas. O avanço da idade é, inclusive, um dos fatores causadores da condição. Do ponto de vista científico, o problema atinge o globo ocular, causando uma sensação de opacidade na visão.

Além do fator idade, a catarata pode surgir também como consequência de lesões oculares, caso do descolamento da retina, e até mesmo resultante de diabetes. O tratamento, principalmente quando o problema é detectado em estágio inicial, é feito cirurgicamente.

Hordéolo

O nome é técnico e assusta mais do que deveria, mas estamos falando do terçol, doença amplamente conhecida. Apesar de não ter gravidade maior, precisa ser encarada como uma condição ocular.

O terçol acontece quando há uma infecção da pálpebra. O tratamento, na maioria das vezes, é feito com o uso de compressas de água morna – por 10 a 15 minutos, de 3 a 4 vezes por dia – e com a higienização do local. Nos casos mais graves, é importante buscar uma consulta a um oftalmologista, que pode indicar a aplicação de colírios ou pomadas com antibióticos.

Ceratocone

Ceratocone é uma doença que atinge a córnea, fazendo com que ela adquira um formato de cone. Por isso, há consequências diretas na visão, como sua distorção.

Ainda que seja uma condição sem cura, a ceratocone pode ser tratada sem maiores problemas, o que causa a estabilização da doença. Por isso, é importante procurar um médico especialista ao surgirem os sintomas.

Conjuntivite

Já reparou que seu olho tem uma membrana que o reveste? Essa é uma característica natural que funciona como uma proteção ao globo ocular. Quando essa membrana inflama, então temos o que popularmente chamamos de conjuntivite.

Na maioria das vezes, o problema acontece por conta de um vírus, o que faz da conjuntivite transmissível. Apesar de incômodo, ela não é grave. Lavar os olhos e fazer compressas com água gelada ou com soro fisiológico pode trazer alívio.

Presbiopia

A presbiopia é uma condição que atinge pessoas acima dos 40 anos, causando o que conhecemos como “vista cansada“. O problema gera dificuldade em enxergar de perto, o que é comumente detectado em leituras ou no uso de dispositivos eletrônicos, como os celulares.

Há a possibilidade de cirurgia de correção, mas lentes de contato ou óculos específicos podem ajudar a lidar com o problema.

Retinopatia diabética

Uma das consequências do diabetes, a retinopatia é um problema que ocorre nos vasos sanguíneos da retina ocular. É uma continuidade do que já acontece no corpo de uma pessoa diabética, ou seja, o excesso de açúcar no sangue.

A retinopatia diabética é uma condição que precisa ligar o sinal de alerta para quem tem diabetes. Pessoas que carregam essa enfermidade precisam do acompanhamento de um profissional especializado. O problema pode levar à cegueira, mas está diretamente associado ao tratamento e controle do diabetes. 

Glaucoma

O glaucoma é o aumento da pressão no globo ocular. Um dos grandes problemas associados à doença é a dificuldade de percepção dos sintomas. O mais comum, mas que nem sempre é compreendido, é a perda gradativa da visão periférica.

Portanto, a qualquer momento em que essa condição é percebida, é necessário buscar ajuda médica. Mas em muitos casos, o glaucoma é detectado em consultas médicas de rotina. O glaucoma pode levar à cegueira se não tratado adequadamente.

Como a alimentação impacta a saúde ocular?

Boa alimentação é importante para quase tudo nessa vida, o que não é diferente com a saúde ocular. O que você come pode influenciar diretamente no fortalecimento dos seus olhos, ainda que você não saiba o suficiente sobre isso.

As vitaminas A, E e C são indispensáveis na sua alimentação. Vale a pena também buscar itens ricos em luteína e zeaxantina. Além disso, os alimentos ricos em minerais, como o cobre, zinco e magnésio também são muito indicados.

No geral, balancear a alimentação é o grande segredo para uma vida mais saudável. Mas quando se trata dos olhos, alguns itens não podem faltar. Os principais são:

  • açaí;
  • jabuticaba;
  • abóbora;
  • mamão;
  • laranja;
  • pêssego;
  • brócolis;
  • couve-flor;
  • repolho;
  • rúcula;
  • cenoura;
  • milho;
  • salmão;
  • sardinha;
  • atum.

Como cuidar da saúde ocular adequadamente?

Cuidar da saúde dos olhos não é algo complexo. Tudo começa, como já falamos, por uma alimentação regrada e balanceada. Comer bem é importante para que seu corpo tenha os nutrientes e oxidantes necessários para combater infecções, fortalecer órgãos e manter tudo funcionando bem.

O que pode fazer uma grande diferença na saúde ocular é criar uma rotina de acompanhamento especializado. Visitar o oftalmologista regularmente vai garantir que você saiba se está tudo bem com seus olhos. Para quem já usa óculos, idas semestrais ao médico são um hábito importante a ser mantido.

Além de um acompanhamento preventivo, é também necessário se atentar a possíveis dificuldades e problemas que surjam na visão. Ao primeiro sinal de que algo diferente está acontecendo, o recomendado é buscar um oftalmologista o mais rápido possível. O diagnóstico na fase inicial de qualquer condição ajuda a tratá-la com maior eficácia.

O Dia Mundial da Saúde Ocular é uma data importante para relembrarmos o quanto cuidar de nossos olhos é fundamental. Porém, ter isso em mente e colocar em prática é necessário diariamente.

Se você precisar de atendimento profissional, O Médico na Tela – serviço de telemedicina com consultas liberadas, 24 horas – que faz parte da tripla proteção da Colo da Mãe pode ajudar você. Além disso, nossos planos contam com um Seguro de Acidentes Pessoais e Plano Funeral, todos com a qualidade SulAmérica, uma das maiores seguradoras do país. Visite nosso site, escolha seu plano e contrate o seu agora mesmo!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *