Retirar a carne total ou parcialmente da alimentação ajuda a nossa saúde e contribui para o meio ambiente
Dicas de saúde Família Longevidade Médico na Tela Para o corpo Plano Funeral Políticas públicas/assistência Seguro de Acidentes Pessoais Seguros Telemedicina

Dia Mundial Sem Carne: por que vale a pena aderir?

Retirar a carne total ou parcialmente da alimentação ajuda a nossa saúde e contribui para o meio ambiente

Retirar a carne total ou parcialmente da alimentação ajuda a nossa saúde e contribui para o meio ambiente (foto: Freepik)

O Dia Mundial Sem Carne ou MeatOut Day é comemorado todo dia 20 de março e tem o intuito de informar a população sobre os direitos dos animais e os efeitos danosos da criação em larga escala para o meio ambiente. Essa data também é uma ferramenta importante na conscientização para uma alimentação mais natural e diversa, na qual os vegetais, leguminosas e hortaliças são as verdadeiras estrelas do nosso “pê-efe” de cada dia.

Como surgiu o Dia Mundial Sem Carne?

O Dia Mundial Sem Carne surgiu em 1985, a partir da iniciativa da ONG FARM – Animal Rights Movement, uma organização norte-americana sem fins lucrativos. Desde 1976, a Farm promove a alimentação vegana e defende o respeito e a proteção aos animais naquele país e em todo o mundo.

Assim como a doação de sangue, a data é celebrada em diversos países e já se consagrou no calendário mundial, reunindo defensores dos animais, do meio ambiente e dos direitos dos consumidores, além de atrair o crescente apoio de profissionais de saúde, educadores, celebridades, políticos e legisladores em todo o planeta.

O Dia Mundial Sem Carne no Brasil

Desde 2014, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) consagrou o Dia Mundial Sem Carne entre vegetarianos e veganos brasileiros. A instituição realiza, anualmente, ações com mais de 20 marcas em todo o país para conscientizar as pessoas a deixarem de fora do prato os alimentos de origem animal. É ofertado a cada cliente um desconto de 20% nos pratos e produtos com ingredientes exclusivamente vegetais.

A organização sem fins lucrativos, fundada em 2003 para promover a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa, realiza também outros eventos que reforçam o calendário vegetariano nacional, como a Segunda Sem Carne, Dia Mundial do Feijão e a Vegfest.

Por que é interessante participar do Dia Mundial Sem Carne?

Retirar a carne da alimentação, mesmo que parcialmente, traz uma série de benefícios que vão muito além do universo da nutrição e da medicina, alcançando outras esferas, como a ecologia e a ética animal.

Você sabia que, de acordo com a Humane Society International (HSI), 88 bilhões de animais são criados e abatidos por ano? Isso equivale a 11 vezes a população humana e gera cerca de 14,5 a 16,5% das emissões de gases de efeito estufa, agravando a já delicada situação do aquecimento global.

Convenhamos que esse é um índice insustentável e qualquer redução desses números seria mais que bem-vinda para o bem-estar do nosso planeta. Para se ter uma ideia, deixar os alimentos de origem animal fora do prato em apenas um dia pouparia, de acordo com a SVB:

  • 60 litros de água própria para o consumo;
  • 24 mil m² de terras
  • 11 kg de gás carbônico emitidos na atmosfera;
  • 8 kg de grãos como soja e milho, por exemplo.

Mas afinal, quais os benefícios de diminuir o consumo de carne para a saúde humana?

Antes de tudo, as vantagens da redução do consumo de proteína animal – não só no Dia Mundial Sem Carne, mas em todos os dias – seriam imensas. Para a saúde humana, em especial, aumentar a variedade de alimentos no prato, como legumes, verduras, hortaliças e frutas, se torna fundamental.

Esse simples gesto apresenta inúmeros benefícios, como:

  • Promoção da saúde intestinal, auxiliando no controle de peso;
  • Diminuição considerável dos riscos de se desenvolver diabetes;
  • Queda nos índices de infartos e outras doenças cardiovasculares;
  • Prevenção de doenças crônicas e degenerativas;
  • Redução nas chances de se desenvolver algum tipo de câncer, como o colorretal, por exemplo.

Considere cortar a proteína animal e seus derivados da alimentação, mesmo que parcialmente. Mas é importante lembrar que uma dieta estritamente vegana pode causar deficiência em algumas vitaminas, como ômega-3, iodo, ferro e vitamina B12. Nesse caso, a suplementação se torna crucial para o bom funcionamento do organismo e o acompanhamento com um nutricionista é mais que recomendado.

Você pode adotar uma alimentação benéfica para o corpo e para o planeta

A alimentação saudável é um tema importante, que a gente trata não só no Dia Mundial Sem Carne, mas sempre que necessário aqui no Cuidado Pra Vida. Para isso, é fundamental botar a mão na massa (literalmente) e aprender a fazer pratos que contribuam para um estilo de vida positivo. Que tal baixar nosso e-book e variar o cardápio com 15 receitas para bombar sua imunidade? É de graça!

Outro referencial importante na hora de se alimentar bem é a chef, escritora e apresentadora Rita Lobo. No seu livro “Rita, Help! Me Ensina a Cozinhar”, resultado da série de vídeos produzida durante a quarentena, ela orienta como preparar receitas embasadas no Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido em 2006 pelo Ministério da Saúde em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP (NUPENS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Alguns dos preceitos deste guia, seguidos pela autora, são:

  • Alimentação é mais que ingestão de nutrientes;
  • Refeições adequadas e saudáveis derivam de um sistema alimentar social e ambientalmente sustentável;
  • É fundamental evitar alimentos ultraprocessados, que são todos aqueles compostos por substâncias como conservantes, aromatizantes e outros aditivos químicos;
  • A dieta brasileira, baseada em arroz, feijão e duas hortaliças, é o ponto de partida para um prato verdadeiramente balanceado.

dia-mundial-sem-carne-por-que-vale-a-pena-aderirProporção ideal dos tipos de alimentos no prato.  (arte: reprodução)

Lembre-se: uma refeição saudável, que supre todas as suas necessidades nutricionais, deve ter:

  • 50% de vegetais crus e/ou cozidos (pelo menos duas variedades);
  • 25% de carboidratos, com preferência para o arroz. Macarrão e outros cereais podem entrar na conta;
  • 25% de proteína, de preferência, vegetal. Feijão e outras leguminosas são as principais fontes deste tipo de nutriente;
  • Para carnívoros, a proporção deve ser de 12,5% para feijão ou outras leguminosas e 12,5% para carnes e derivados de origem animal.

Cuidar de você e de quem a gente ama é fundamental

Vimos que o Dia Mundial Sem Carne é uma grande oportunidade para começar uma alimentação mais diversa. Com ou sem proteína animal, a alimentação deve ser variada, colorida e baseada no que faz bem para a sua saúde e a das próximas gerações. Assim também ocorre nas mais diversas áreas da nossa vida: devemos incluir o que é benéfico e evitar tudo que pode nos causar danos. 

Que tal incluir nos seus planos a tripla proteção Colo da Mãe? Aqui, você encontra um serviço completo de Telemedicina 24 horas, com a qualidade SulAmérica – o maior grupo segurador independente do país –, para você acompanhar sua saúde com o médico na tela. Conte também com o Seguro de Acidentes Pessoais e Assistência Funeral e deixe a sua vida e a de sua família muito mais tranquila! Visite o nosso site e faça o seu plano agora mesmo.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *