As perdas e o isolamento social durante a pandemia deram uma nova dimensão à saudade
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A saudade e como lidar da melhor forma com esse sentimento

As perdas e o isolamento social durante a pandemia deram uma nova dimensão à saudade
As perdas e o isolamento social durante a pandemia deram uma nova dimensão à saudade (foto: Freepik)

No Brasil, o 30 de janeiro é a data na qual se celebra o Dia da Saudade. Famosa por ser uma das palavras mais difíceis de traduzir para outros idiomas, a saudade é uma emoção difícil de explicar, mas que todo mundo entende. 

Mas em tempos de pandemia, sentir saudades ganha um novo peso. Por conta do isolamento, muitas pessoas se viram obrigadas a deixar de conviver com quem se estima. A variante ômicron, versão mais transmissível e agora mais comum da covid-19, trouxe um aumento do número de casos da doença e também de internações. Isso fez com que o receio de novas restrições sociais nos deixassem novamente longe de quem amamos por um tempo mais longo.

Mas a saudade é boa ou ruim?

A poesia e a música sempre a cantam de forma bonita, mas para quem a tem, a saudade nem sempre é algo que se goste de sentir. E como gostar de um “sentimento nostálgico e melancólico associado à recordação de pessoa ou coisa ausente, distante ou extinta”, como é definida pelo dicionário

Por outro lado, lembrar com carinho de um lugar que se conheceu, de bons amigos e experiências que vivemos é sim, agradável. É quando se sentir saudoso é uma experiência positiva. 

Ou seja, não é simples determinar de forma definitiva se a saudade é boa ou ruim. Resgatar memórias pode tanto ser motivo de alegria quanto de tristeza. O que podemos fazer é aprender a lidar com esse sentimento, para que o acesso ao seu lado positivo seja mais frequente. E o blog Cuidado pra Vida, que sempre traz dicas para você cuidar do seu bem-estar mental, traz algumas sugestões sobre como encarar a saudade da melhor forma possível.

1 – Não reprima a saudade

Não tente evitar o sentimento: a aceitação da saudade é o primeiro passo para quem deseja aprender a como lidar com ela. Mesmo sendo difícil, é necessário entender que a saudade não surge para nos trazer raiva ou tristeza. Permita-se sentir a ausência e valorize os bons momentos que desfrutou ou a convivência com quem se foi.

2 – Tenha gratidão pelas boas experiências

Se ficamos saudosos, seja por uma pessoa ou por alguma época que vivemos, é porque eles nos fizeram bem. Ser grato por isso colabora muito para amenizar a falta que sentimos e nos ajuda a focar nas boas experiências que compartilharam.

A gratidão faz com que a dor de uma saudade seja substituída por boas lembranças. Então, não se esqueça de agradecer. 

3 – Cerque-se de pessoas queridas

Quando a saudade aperta, contar com um ombro amigo para uma conversa, um abraço ou simplesmente para estar junto pode fazer toda diferença. Não se acanhe em se cercar de boas companhias para desabafar e falar sobre seus sentimentos.

4 – A tecnologia também pode ajudar na hora da saudade

Essa é uma sugestão que já apareceu no nosso blog, em um artigo sobre a solidão na quarentena: se o aumento de casos de covid aumentaram e surgiu a necessidade de mais uma vez nos afastarmos de quem amamos, podemos compensar o distanciamento físico nos utilizando a tecnologia. Podemos matar as saudades dos parentes e amigos com ligações, aplicativos de mensagens, redes sociais ou videochamadas.

5 – Busque ajuda profissional para lidar com a saudade

Nem sempre conseguimos superar a saudade sozinhos ou apenas com o apoio de amigos. E está tudo bem buscar um profissional para ajudar nesses momentos. Muitas vezes uma terapia é o que precisamos para refletir sobre os sentimentos que surgem com a ausência de quem amamos. 

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Vimos a importância de ter um suporte para superar a falta que sentimos quando alguém que estimamos está distante. Nessas horas, nada melhor para ter alguém com quem contar nos momentos nos quais a saudade aperta. 

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