Um hobby saudável: no Dia Nacional do Livro, vamos entender a diferença que o hábito da leitura pode fazer na nossa vida.
Dicas de saúde Para a mente

Livro: um caminho aberto para a imaginação e a saúde

Um hobby saudável: no Dia Nacional do Livro, vamos entender a diferença que o hábito da leitura pode fazer na nossa vida.

Um hobby saudável: no Dia Nacional do Livro, vamos entender a diferença que o hábito da leitura pode fazer na nossa vida.

Escolher um título, ler a sinopse. Entender o que espera. Se apegar à história, ao cenário e ao ambiente. Ler é se aventurar em uma grande caminhada descrita em páginas. E hoje, Dia Nacional do Livro, chamamos atenção para o fato de que a leitura pode ser uma grande aliada da sua saúde. 

Relação do livro com a vida saudável

Um estudo da Universidade de Sussex mostra que ler por seis minutos por dia já ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse. E esse é um dos conceitos trabalhados na biblioterapia, tratamento que, como o nome já diz, usa os livros como terapia. Esse método já vem sendo aplicado em hospitais, penitenciárias e asilos, até mesmo como complemento ao tratamento médico tradicional.

O hábito da leitura traz benefícios comprovados para a saúde, principalmente ao bem-estar mental, ao estimular a imaginação, promover o aprendizado e exercitar o cérebro. Enquanto lemos, diversas áreas cerebrais são ativadas e se expandem conforme a atividade evolui. E mesmo depois de dias após o término da leitura, essas áreas permanecem ativas. Além disso, ler desenvolve a capacidade de análise e pensamento crítico, e também despertar sentimentos diversos, como alegria, felicidade, apreensão, medo, entre outras emoções. 

Abrindo as páginas para criatividade

Augusto Buchweitz, pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer), diz que a leitura, por envolver a imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem, funciona como um exercício para o cérebro. Mais do que uma obrigação ou apenas um hobby, isso significa que o hábito de ler tem benefícios que só chegam a nós ao abrir as páginas de um livro. Durante a leitura, você se depara com palabras novas que vê com menos frequência no dia a dia, melhorando seu vocabulário. Outro benefício é ganhar mais foco: como precisamos de concentração para conseguir ler os textos, se dedicar a um livro significa estar com a atenção totalmente voltada à ele, ajudando na concentração.

Isso sem contar que uma boa leitura nos dá o senso de empatia. Quando vivemos uma história, precisamos compreender o que se passa, precisando nos colocar no lugar do outro e assimilar o que está sendo contado. A leitura nos tira do posicionamento automático, levando à enxergar a mesma situação de pontos de vista diferentes. 

Toda história é um mundo novo, diferente da nossa realidade. Cada livro é uma nova oportunidade de viajar sem sair do lugar.  Entrar no cenário de personagens, dar a vida e iniciar uma jornada nova e cheia de emoções é uma sensação única que a leitura pode nos dar.

Como criar o hábito da leitura

Ler é, de fato, um costume. E para criá-lo, é preciso começar por assuntos que te agradam. Podem ser sites, revistas, blogs. O importante é reservar um horário todos os dias e ler. Depois, procure títulos que possam se adequar ao estilo que você gosta. Romance, biografias, suspense, ficção. Opção é o que não falta! Agora é se deliciar com esse hábito pra lá de saudável.

Veja mais algumas dicas para criar o hábito de ler:

Siga seu estilo – quando se fala de livros, existem os amantes do cheiro e do toque do papel. Mas existem dispositivos que cumprem bem essa função, como tablets e até mesmo smartphones. O que você prefere? Descubra e se joga!

A melhor hora de ler – tem os que preferem ler antes de dormir. Tem também a turma do deslocamento, que gosta de ler em transportes públicos. Descubra o melhor momento pra você e dedique um tempo para ler. 

Livro de companhia – ter sempre um livro por perto facilita o processo de leitura. Todo momento livre que você tiver, pode aproveitar e ler um pouquinho. 

Crie metas de leitura – tá valendo número de livros em um mês, número de páginas por dia ou lista de livros que você gostaria de ler em um ano. O importante é se comprometer e se desafiar.

Mais uma dica de leitura (spoiler: não é um livro)

Vimos o quanto o hábito de ler pode ser benéfico contribuir para o nosso bem-estar. Nossa última dica é de uma leitura que vai te ajudar a ficar mais protegido: visitando o site da Colo da Mãe, você encontrará toda a informação que precisa para oferecer nossa tripla proteção a quem ama.

Com Médico na Tela – a telemedicina da SulAmérica – Seguro de Acidentes Pessoais e Plano Funeral em um único produto, você pode contar com o apoio da Colo da Mãe em todos os momentos da sua vida. Acesse http://colodamae.com.br, leia com atenção nosso conteúdo e conheça mais sobre nossos planos. E, claro, acompanhe as atualizaões do nosso blog!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *