Ações positivas para cuidar das relações familiares
Família

Relações familiares: como cuidar de quem realmente importa

Ações positivas para cuidar das relações familiares

Boas relações em família são a receita para um lar harmonioso

Relações humanas, naturalmente, não são fáceis. Pessoas pensam e agem de formas diferentes, e a convivência pode se tornar um desafio na vida social, trabalho e até mesmo em casa com a família. 

Esse ano, com a pandemia da covid-19, todos precisaram reinventar a rotina. Ficar em casa deixou de ser uma opção e a convivência familiar se intensificou.  

O momento delicado que o mundo está enfrentando, poderia ajudar a fortalecer os relacionamentos familiares, tornando seus membros mais próximos e melhorando seus laços afetivos. No entanto, a mudança abrupta na rotina e as privações fez com que os conflitos e divergências se tornassem mais constantes, inclusive para aquelas famílias que mantinham um relacionamento funcional antes do isolamento. 

Ter boas relações familiares vai muito além do que os olhos podem ver 

Sabemos que entender o funcionamento das dinâmicas familiares é muito complexo e particular, mas, o que podemos afirmar, é que a saúde das relações familiares trazem benefícios desde a infância até a vida adulta.  

Ter um bom relacionamento familiar promove uma melhor autoestima, autocrítica, ajuda no desenvolvimento de habilidades complexas como a empatia, entre outros.  

Diante dessa nova realidade, cuidar da família nunca foi tão urgente. Para ajudar nessa tarefa, o blog Cuidado pra Vida traz três atitudes positivas que podem influenciar nas relações familiares durante e após a quarentena. 

Atitudes positivas para criar um ambiente familiar harmonioso  

Antes de mais nada, vale lembrar que, para uma relação dar certo, todas as partes envolvidas devem estar dispostas a fazer concessões e promover mudanças.  

Os pilares básicos para boas relações: respeito e empatia 

Pode parecer clichê, mas, as incertezas geradas pelo “novo normal” podem tornar as pessoas mais irritadas. Sendo assim, aprender a gerenciar conflitos é fundamental.  

E é claro que o respeito é a base para administrar conflitos de forma mais harmoniosa. Mas, ao contrário do que você deve estar imaginando, dessa vez, tente olhar com respeito para si mesmo. Observe e conheça seus limites, assim é muito mais fácil regular quando alguém está indo além do que você pode suportar. Isso, consequentemente, vai te ajudar a evitar qualquer problema com outros membros da sua família. 

Ao mesmo tempo, não deixe de lado a empatia. É igualmente importante saber se colocar no lugar dos outros. Algumas vezes, algo que pode parecer bobagem para você, mas é um problema imenso para outra pessoa.  

 O equilíbrio entre conhecer seus limites pessoais e lembrar que as outras pessoas também estão “enfrentando sua batalha” promete promover um ambiente mais agradável. 

Diálogo sempre em primeiro lugar  

É o famoso “estamos todos no mesmo barco”. Todos tiveram as rotinas interrompidas, a vida social privada, mudanças e medos que nunca imaginariam.  

Por isso, todos os familiares, com idade suficiente para compreender o que está acontecendo, devem entender esse tempo em casa como um desafio em comum. Divida as tarefas de forma justa e estabeleça limites para não invadir o espaço alheio.  

Esteja disposto a ouvir e a dar sua opinião de forma educada para evitar conflitos desnecessários. Está tudo bem não ter razão sempre, ok?  

Seja apoio e peça ajuda 

Como falamos anteriormente, esse é um momento de incertezas. Ofereça apoio, especialmente às crianças, adolescentes e aos mais velhos.  

Esteja ali para ouvir e amparar a quem precisar. Aprender a entender os outros e responder com amor e atenção é um grande passo em direção a paz no ambiente familiar.  

Em um momento tão diferente como este, conseguir lidar com as situações de uma forma mais carinhosa, gera gratidão nas outras pessoas, e esse ciclo deve continuar por um bom tempo. 

Cuide da sua família todos os dias como só um Colo da Mãe pode fazer 

Não se deixe enganar, famílias perfeitas estão muito longe da realidade, mas, uma família saudável é possível! Para tornar as relações familiares mais calmas, ter segurança de que nada vai faltar caso um ente querido precise de suporte em um momento difícil, é um alívio nas preocupações diárias. 

Pensando em cuidar da sua família em todos os momentos, a Colo da Mãe uniu um plano funeral a um seguro de acidentes pessoais em um único produto. Garantidos pela SulAmérica, uma das maiores seguradoras do país, nossos planos foram pensados para trazer tranquilidade em momentos difíceis, por um preço que cabe no seu orçamento. 

Acesse http://colodamae.com.br, e conheça mais sobre os planos para deixar quem mais importa protegido!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *