Abandonar o cigarro: parar de fumar pode ser difícil, mas é necessário
Dicas de saúde Longevidade Para o corpo

Cigarro: quanto antes se apaga esse hábito, melhor para a saúde

Abandonar o cigarro: parar de fumar pode ser difícil, mas é necessário

Abandonar o cigarro pode ser difícil, mas é uma medida necessária

Em 29 de agosto se celebra o Dia Nacional do Combate ao Fumo. Criada em 1986, a data serve para conscientizar os brasileiros sobre os danos à saúde provocados pelo tabaco.

O Tabagismo mata mais de 150 mil pessoas por ano no Brasil. Nessas mortes não estão somente os fumantes regulares, mas também pessoas próximas, geralmente familiares, que podem ficar doentes por causa da exposição à fumaça. É o que chamamos de “fumantes passivos”.

Confira algumas dicas para abandonar o cigarro

O hábito de fumar pode ocasionar mais de 50 doenças, sendo a mais conhecida delas, o câncer de pulmão, doença com um índice de mortalidade muito alto. E como o blog Cuidado pra Vida sempre faz, vamos ajudar dando algumas dicas para você se livrar de vez deste hábito tão nocivo à saúde.

Acabe com os gatilhos

Existem diversos fatores que levam à vontade de fumar. Associação de lugares ou objetos, climas, pessoas. É preciso se afastar aos poucos de tudo que desperte o desejo de fumar. Evite deixar cinzeiros espalhados pela casa e peça para amigos não fumarem perto de você quando saírem juntos.

Substitua cigarro por saúde

Comece novos hábitos saudáveis como correr na rua, frequentar a academia, ou apenas fazer pequenas caminhadas. A prática de exercícios físicos libera a endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer no organismo. A endorfina pode combater a ansiedade e o mau humor de quem está em abstinência de nicotina. Além disso, os exercícios também são uma ótima distração contra a vontade de fumar.

O bolso é um ótimo amigo nessas horas

Além da saúde, um dos maiores benefícios ao deixar o cigarro é a economia. Faça uma planilha de quanto você está economizando ao não precisar mais comprar maços de cigarro e tente mantê-la atualizada. Um fumante regular não tem ideia do quanto gasta por mês. Isso pode ser um belo incentivo se você perceber que pode trocar os cigarros por algo que você queira comprar por exemplo.

Comece aos poucos

Parar de fumar não acontece do dia para noite. Você precisa ir acostumando seu corpo e seu cérebro a viver sem o cigarro. Especialistas dizem que o ideal é diminuir o consumo gradualmente, se possível de 20% a 25% por semana.

Cuidar de si mesmo e de quem está à sua volta, tem tudo a ver com a Colo da Mãe

Largar o cigarro faz bem para você e também para seus familiares e amigos, que deixam de ser fumantes passivos. Uma outra forma de proteger as pessoas que você ama é fazer um seguro da Colo da Mãe.

Unindo um plano funeral a um seguro de acidentes pessoais em um único produto, a Colo da Mãe oferece o apoio necessário para os momentos de perda, sem pesar no seu bolso. E essa dupla proteção tem a garantia da SulAmérica, uma das maiores e mais sólidas seguradoras do país. Acesse http://colodamae.com.br, escolha o plano que mais se adéqua à sua família e deixe quem você ama protegido!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *