Neste Inverno é ainda mais necessário evitar as doenças respiratórias
Dicas de saúde Para o corpo Plano Funeral

O inverno requer cuidados em dobro com a pandemia

Neste Inverno é ainda mais necessário evitar as doenças respiratórias

Neste Inverno é ainda mais necessário evitar as doenças respiratórias

Descoberto há muito pouco tempo, ainda se sabe muito pouco sobre a covid-19. Muitas das especulações feitas pelos cientistas se mostraram precipitadas e não são confirmaram. Acreditava-se, por exemplo, que a pandemia poderia ter uma propagação mais lenta em países com clima tropical como o Brasil, algo que não aconteceu. Mas e nas temperaturas mais baixas, como as do inverno? Há alguma influência na velocidade da proliferação do vírus?

Não é o inverno, e sim como as pessoas se comportam na estação

Ainda que os pesquisadores não saibam tudo a respeito da covid-19, há um consenso entre os cientistas de que as variações de temperatura e o clima não exercem influência significativa sobre os vírus. Já os hábitos das pessoas na estação mais fria do ano podem interferir na velocidade de propagação da doença, como o hábito de ficar um tempo maior em ambientes fechados, favorecendo a transmissão de doenças.

Além disso, o período de seca no Brasil também fica entre julho e setembro. O ar com baixa umidade concentra mais a poluição, aumentando a quantidade de elementos alérgenos na atmosfera. Ou seja, o inverno é a estação crítica para os casos de doenças respiratórias. Os casos de asma, bronquite, rinite e sinusite crescem e a proliferação de vírus respiratórios, com mais gente ficando em casa, aumenta.

Cuidado para não ser uma “vítima” do inverno

Evitar ao máximo as doenças respiratórias é ainda mais importante no inverno deste ano porque a pandemia torna a situação mais delicada. Quem tiver casos mais agudos dessas enfermidades terá maior dificuldade para ser atendido, com os hospitais sobrecarregados com os infectados pelo coronavirus. Além disso, muitas destas doenças respiratórias têm sintomas parecidos com os da covid-19. Isso pode fazer com que as pessoas saiam do isolamento para procurar atendimento médico e acabem realmente entrando para as estatísticas da pandemia.

Previna-se contra as doenças de inverno

Sofrer de uma doença respiratória é ruim, mas como vimos, ter esse problema no meio de uma crise sanitária em escala mundial é ainda pior. Siga as dicas abaixo e saiba como evitar os males mais comuns do inverno.

Casacos e edredons – antes de serem usadas, as roupas de vestir e de cama que estavam guardadas desde o inverno anterior precisam ser lavadas e secas ao sol para eliminar os ácaros, que desencadeiam alergias, rinites, sinusites, entre outras doenças.

Cuidados com a casa – sempre evitar o acúmulo de poeira e garantir que os ambientes fiquem arejados. Manter as janelas abertas o máximo possível promove a renovação do ar.

Para dormir – também em local arejado, sempre. Uma dica para aliviar a baixa umidade do ar do inverno é colocar um recipiente com água no quarto.

Exercícios – se respeitados o isolamento social e as orientações das autoridades, a prática de exercícios é bastante recomendada: natação, corridas e caminhadas aumentam a capacidade respiratória.

Olhos – ar seco e aumento da poeira no inverno podem provocar o ressecamento dos olhos, sintoma associado a gripes e resfriados e que facilita o surgimento de conjuntivites. Use soro fisiológico para hidratar os olhos e diminuir a irritação.

Alimentação – nosso corpo gasta mais energia no inverno para ficar aquecido, o que reduz nossa imunidade. Combata isso com uma alimentação variada e rica em vitamina C. E não esqueça de consumir bastante água.

Com a Colo da Mãe, você fica mais protegido em qualquer estação

Como nas outras duas oportunidades nas quais falamos sobre a pandemia da covid-19 aqui no blog Cuidado pra Vida, o post de hoje evidencia a importância da prevenção nas horas difíceis. E é isso que a Colo da Mãe oferece aos seus clientes: uma forma de se prevenir para os momentos de perda.

Nossos planos oferecem um suporte completo à organização da cerimônia funerária, preservando o momento de luto para cuidar de quem precisa da sua atenção. E nosso cuidado vai além, garantindo também apoio financeiro com um seguro de acidentes pessoais da SulAmérica, presente em todos os planos.

Acesse nosso site, confira nossos planos e garanta a dupla proteção que só a Colo da Mãe pode oferecer para você e sua família: http://www.colodamae.com.br.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *