Dívidas no cartão de crédito e financiamentos são uma preocupação a mais na hora do luto
Herança Legislação Planejamento financeiro Plano Funeral Seguros

Dívidas e questões financeiras no momento da perda: o que fazer?

Dívidas no cartão de crédito e financiamentos são uma preocupação a mais na hora do luto

Todos sabemos que a perda de um familiar é um momento complicado. Mas ainda que seja natural passarmos por um período de luto, uma série de questões práticas, que não esperam por nosso retorno ao cotidiano, precisam ser resolvidas. Os assuntos financeiros estão entre as preocupações mais comuns para quem fica. O que fazer com contas bancárias, possíveis dívidas, financiamentos, entre outros temas relacionados são, em muitos casos, situações com as quais não sabemos como lidar.

Confira algumas dicas sobre questões financeiras em casos de perda de familiares

Contas em banco

Comunicar o falecimento do titular de uma conta é importante. Este é o primeiro passo para realizar o encerramento da conta evitando a cobrança de encargos como tarifas de manutenção, seguros, títulos de capitalização, entre outros. Encerrar a conta o mais rápido possível impede que os descontos sigam acontecendo e evita que a conta fique com o saldo negativo.

Comunicando o falecimento

O ideal é que o procedimento seja feito pelo parente mais próximo, mas tendo o atestado de óbito em mãos, qualquer pessoa pode comunicar o falecimento do titular junto ao banco. Caso a instituição financeira seja digital, deve-se entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Na maioria dos casos, o bloqueio da conta só é efetivado após o envio da cópia do atestado.

No Distrito Federal e nos Estados de SP, SC, PR, RJ, ES, MS, GO, PE, CE, PI, AP, RR, MG e AC, a Receita Federal atualiza a situação cadastral e dá baixa no CPF do falecido no ato do registro do óbito em cartório. Neste caso, a conta é automaticamente bloqueada pelo banco, tornando desnecessária a comunicação de falecimento.

Movimentação da conta

As contas conjuntas não sofrem qualquer alteração, podendo ser movimentadas normalmente pelo segundo titular. Se o falecido era o único titular da conta, os recursos da conta só serão liberados no decorrer do inventário.

Dividas no cartão de crédito

As dívidas do cartão de crédito são incluídas no espólio do familiar que se foi. Ou seja, entrará na lista de bens, direitos e obrigações que o falecido deixou em vida. A dívida será paga, integral ou parcialmente, com o valor apurado no espólio. Se o parente não deixar bens, a dívida não é transferida para seus herdeiros, que, portanto, não têm a obrigação de quitá-la.

Empréstimos

Muitos acreditam que as dívidas de empréstimos se encerram com o falecimento do contratante, mas esta não é a realidade. As dívidas não se encerram com o óbito e o empréstimo pode ser quitado pelo espólio, pela herança deixada aos herdeiros ou ainda pelo seguro prestamista, que é feito, opcionalmente, no momento em que se faz o empréstimo.

Financiamentos

Contratos de financiamento imobiliários são vinculados à contratação de um seguro obrigatório contra morte ou invalidez permanente. Com isso, o contrato é quitado automaticamente em caso de falecimento do titular. Nos demais tipos de financiamento, como o de automóveis, a cláusula securitária é opcional: se o seguro foi feito, o contrato é quitado pela seguradora automaticamente, ficando a família isenta de assumir qualquer dívida ou de ver o bem tomado pela empresa credora. Por outro lado, caso o seguro não tenha sido assinado, os bens do espólio devem quitar as parcelas.

A segurança e o cuidado que só um colo pode oferecer

Como vimos acima, as obrigações financeiras não desaparecem quando perdemos quem amamos. Para proteger a família de imprevistos financeiros e evitar que a papelada e as contas sejam mais uma preocupação em um momento tão difícil, existe a Colo da Mãe.

Unindo um plano funeral a um seguro de acidentes pessoais em um único produto, a Colo da Mãe oferece o apoio necessário para os momentos de perda, sem pesar no seu bolso. E essa dupla proteção tem a garantia da SulAmérica Seguros, uma das maiores e mais sólidas seguradoras do país. Acesse http://colodamae.com.br, escolha o plano funeral que mais se adequa à sua família e deixe quem você ama protegido!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *